[RESENHA] Mãe sem manual

17:37


E como o dia das mães passou, eu resolvi trazer a resenha desse livro que me conquistou por sua maneira simples e divertida de falar sobre os caminhos que as mamães trilham antes e depois da gravidez. Se você é ou pretende ser uma mãe, não deixe de conferir essa obra da Rita Lisauskas.

Informações Técnicas

Título: Mãe sem manual / Autora: Rita Lisauskas
ISBN-13: 9788581743554
Ano: 2017 / Páginas: 112
Editora: Belas Letras
Avaliação: 5/5
*livro físico cedido em parceria com a editora.

Sinopse: A gravidez é sinônimo de alegria e bem-aventurança instantâneas, está escrito na página zero do manual das mães das novelas, filmes e contos de fada. Você vai reluzir, cintilar, sentir-se plena e absoluta desde o momento em que descobriu que vai colocar uma criança nesse mundo. Mas pode não ser bem assim. Como estamos entre amigas, vamos falar a verdade aqui. Este é um antimanual: foi criado para mostrar que nem sempre há certo ou errado quando o assunto é maternidade. Para desconstruir (e rir) dos mitos que às vezes nos fazem sentir inseguras, culpadas ou nos fazem perder muitas noites de sono à toa. Este livro é um abraço apertado em cada mãe que às vezes erra, sempre querendo acertar, e às vezes acerta, tendo certeza de que, no fundo, está errando.



Quando a Editora Belas Letras disse que enviaria um livro sobre a maternidade, confesso que fiquei com medo de não gostar dele. Primeiro porque não me vejo “mãe” e segundo, porque imaginava uma leitura cansativa sobre gestação. No entanto, fui surpreendida com um livro divertido, belo e com dicas maravilhosas.

A escrita da Rita flui naturalmente, como se ela estivesse conversando com a gente, explicando tudo que passou ou tudo que as mamães ainda vão passar. Tudo isso de uma maneira divertida e de fácil entendimento. O livro é dividido por 13 capítulos (do 0 ao 12) que falam desde o momento que a mulher descobre que está grávida até o primeiro aniversário de seu bebê. Sempre alternando entre fatos vividos pela autora e dicas para tornar esse momento tão esperado o melhor possível.


O que eu mais gostei foi a sinceridade dela em relatar coisas que fizeram parte de sua gravidez. De como a visita das pessoas logo que o bebê nasceu, quando a vontade dela era só de aproveitar aquele momento. Ou de como ela se irritava ao ouvir os palpites dos mais velhos, muitas vezes sem fundamentos. Ou até mesmo do quanto o emocional dela ficou balançado com medo de não amar o seu filho.


Enfim, o livro é simplesmente lindo, tanto de conteúdo quanto de aspecto. Aliás, a Belas Letras simplesmente fez um trabalho incrível com essa obra. Desde as páginas, a diagramação, ilustrações, tudo foi muito bem planejado e visivelmente feito com muito carinho. Portanto, se você é mamãe, pretende ser ou simplesmente quer presentear alguém que seja, indico “Mãe sem Manual”.

Considerações técnicas: Capa dura em laminação fosca; Páginas amareladas e grossas; Sem erros na revisão; Fonte perfeita para leitura; Possui ilustrações.




You Might Also Like

17 comentários

  1. Ai! Como queria ter lido um liro assim quando engravidei pela primeira vez!
    Apesar que li muito durante a gravidez, mas nos anos 80 não havia muita divulgação de livros como hoje.
    Amei a dica!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parece um livro bem bonitinho, fiquei curiosa para ler seu conteúdo, mesmo que não seja mãe.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  3. Que livro mais lindo! Eu acho que deve ser uma leitura divertida e ao mesmo tempo de aprendizado para as mamães. É um ótimo presente, adorei a dica.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que lindo esse livro, além de bem colorido é bem informativo.
    Fiquei com vontade de ler. Me parece ser enriquecedor.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  5. Olha, que interessante, cara! Muito bom mesmo! Não sou mulher, nem mãe, mas... Como homem, considero um livro de utilidade pública! rsrsrsrs.... Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro encantador! E pelo o que você mostrou,os desenhos também são bem legais. Gostei muito.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi! Adorei esse lançamento da Belas Letras!
    Ele parece focar na verdadeira realidade que é ser mãe, algo que com certeza não é nada fácil. Mas esse humor presente na leitura deve suavizar e tirar de uma forma mais leve as dificuldade do dia a dia.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  8. Que amor esse livro!
    Confesso que é o primeiro que vejo sobre gravidez, rs
    Só pela imagem do segundo capítulo já amei. Estou looonge de cuidar desse assunto mas com certeza me ajudaria bastantel. hahah

    estantedakahofc.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei ler esse livro. A escrita da Rita é tão leve que parece mesmo uma conversa divertida e inteligente. E a edição está belíssima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu acho as obras da Belas Letras sempre fantásticas. Tenho lido bastante críticas positivas desse livro e estou bem curiosa para ler!

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. oi.
    acho que um dia serei mãe, não sei. E certamente, quero ler a obra. Achei bem legal e se você, como mãe, aprovou, certamente é um livro útil. Logo, dica anotada. ^^

    ResponderExcluir
  12. Estou vento muitas recomendações desse livro, e estou ficando realmente curiosa.
    Obrigada pela dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie amore,

    Aiii vi esse livro pelas andanças e confesso que me encantei logo de cara... e lendo sua resenha fiquei bem tentada pra ler.
    Sua resenha e as fotos estão fofas!

    Beijoka!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    A obra apresenta uma desconstrução bem interessante sobre a maternidade. Uma forma bem divertida de desmitificar vários aspectos e também mostrar que realmente não tem essa de certo ou errado quando se trata de ser mãe.
    Adorei a ilustração apresentada e tenho certeza que a diagramação está impecável!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  15. Oieee, ainda estou esperando meu livro chegar e não vejo a hora|! achei tão lindo esse livro e a mensagem que ele passa é maravilhosa! já quero muito.

    https//:www.leituraentreamigas.com,br

    ResponderExcluir
  16. Que legal! Bem interessante tanto para as mamães quanto para nós que ainda não somos. Ainda não li, mas já ouvi falar um pouco por ai e o livro parece trazer uma bela mensagem. Espeto ter a oportunidade de ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Realmente, quando pensamos em livros sobre mãe logo vem à cabeça aqueles super chatos de gestação, então esse foi uma boa surpresa em ser tão divertido assim. Mesmo assim, eu não leria porque a temática não faz o meu estilo.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Seguidores do Google+