[RESENHA] A arte de escrever bem

18:05


Hoje em dia não se pode escrever qualquer coisa, pois a todo o momento estamos sendo analisados, seja você escritor, blogueiro ou o que for.
A importância de dar sentido ao que se fala e se ter um bom português é tão grande, que dependendo do nosso desempenho, há uma grande chance de quem estiver lendo desistir da leitura. Por conta disso, trago para vocês a resenha desse livro repleto de dicas que tenho certeza que vão ajudar. Vamos conferir?


Título: A arte de escrever bem
Autoras: Dad Squarisi e Arlete Salvador
ISBN-13: 9788572442794
ISBN-10: 8572442790
Ano: 2005 / Páginas: 112
Editora: Contexto
Nota: 4/5

Sinopse: Escrever é fundamental. Afinal, quem, nos dias de hoje, não precisa mandar mensagens pelo correio eletrônico, escrever relatórios, fazer vestibular, ou produzir uma matéria jornalística? Este livro, inicialmente destinado a jornalistas e profissionais do texto, é o mais claro e bem humorado que qualquer um que precise escrever bem pode obter. Donas de texto impecável, agradável e atual, Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como é possível redigir de modo adequado e elegante.

As jornalistas, Dad Squarisi e Arlete Salvador, com todo o conhecimento na escrita e no desenvolver de textos, criaram esse livro repleto de bons ensinamentos. Com uma escrita leve e de fácil compreensão, revelaram técnicas e formas de se escrever bem.


Minha opinião: Quando a editora Contexto pediu que eu escolhesse algum livro de seu catálogo que na sua maioria é feito por livros técnicos , rapidamente sugeri obras que davam dicas referentes à escrita. Afinal, para mim não é novidade que a maior parte dos seguidores do blog é composta por escritores e/ou blogueiros. E como achei que seria bacana indicar algo que pudesse ajuda-los de alguma forma, não pensei duas vezes.

Então quando o exemplar chegou aqui em casa, fui logo lendo. E já no inicio da leitura, me surpreendi com a linguagem usada no livro. Pois ao invés de fundamentações robustas, havia termos simples e claros.



O melhor de tudo é que fui me dando conta de erros que cometia. Coisas simples, mas que fazem toda a diferença. Além de descobrir dicas bem bacanas, como: a maneira mais atraente de montar um texto ou que ás vezes, o menos é mais. E a sensação de estar adquirindo conhecimento e entendendo as explicações, foi maravilhosa. O que deixa claro o quanto a obra pode ser útil.

A única coisa ao qual não me agradei, foi da obra ser, na verdade, ser direcionada para jornalistas, nas construções de reportagens e tudo que englobe essa classe. Não que não se aproveite nada, muito pelo contrário, mas acredito que poderiam ter deixado isso um tanto claro.


Considerações técnicas: A capa possui laminação com brilho; As páginas são brancas; Diagramação simples; Não vi erros na revisão; Fonte de tamanho agradável para leitura o único problema foram algumas partes do texto em que não havia espaço entre as palavras, dificultando um pouco a leitura.


*livro físico cedido em parceria com a editora.

You Might Also Like

25 comentários

  1. Muito boa a resenha! De fato é sempre importante ler livros que nos possam ajudar a melhorar já que atualmente tem sido cada vez mais valorizado um texto cuja escrita além de fluida esteja correta. Gostei bastante desse livro, dá pra ver que a editora fez um bom trabalho, mas assim como você o fato de ser direcionado para jornalista não é um ponto positivo, apesar de não fazer muita diferença já que mesmo pra nós dá pra aprender bastante com a leitura <3 parabéns pela resenha!

    Beijos


    nebulosadeflores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que livro incrível.
    Já tenho perseguido esse bonitinhos por causa do título, uma vez procurei um livro com dias de escrita e ele veio como sugestão.
    Fico feliz em ver que alguém resenhou ele.
    Vou comprar, acredito que seja uma boa ferramente para nós que temos blogues.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da proposta do livro, vou comprar com certeza. Adorei a resenha, parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. gnt adorei tua resenha, tu arrasa.. a ideia do livro parece ser bem boa, se abrangesse mais tirando a parte dos jornalistas ficaria melhor ne kkk

    perolasdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei a postagem, acho que mesmo sendo uma leitura mais técnica, é super válido para tirarmos alguns aprendizados.
    Para esse tipo de leitura adoro as páginas brancas, me deixam mais alerta.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha e amei o livro, fiquei bem curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Esse livro é ótimo para nós blogueiras melhorarmos a cada dia nossa escrita. Eu vi esse livro a venda mas não achei que fosse tão interessante, depois de ler sua resenha mudei de ideia. Gostei muito e obrigada pela dica. beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu gostei de saber que o livro trás dicas simples mas preciosas e para nós blogueiras deve ser uma leitura obrigatória já que escrevemos e nós mesmos revisamos o que escrevemos e ainda tem a parte como escrever e ser bem interpretada. Dica mais que anotada! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Aline!Não conhecia esse livro,mas achei super interessante e adoraria ler um dia. Com certeza é uma ótima leitura e que todos nós deveríamos fazer de vez em quando.Sua resenha está ótima! Obrigada pela dica, bjss!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    É sempre bom buscar conhecimento, não importando onde. Não conhecia esse livro, mas fiquei interessada nele. Adoro escrever, porém sei que tenho muito a aprender ainda, e acredito que esse livro seria de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que uma leitura que possa nos agregar conhecimento é bem-vinda mas depende muito se o livro é realmente capacitado para falar sobre o que se propõe, pois já vi muitos livros dando dicas para escritores com zilhões de baboseiras escritas. Eu ainda não conhecia esse mas pelo que você falou eu me interessei.

    ResponderExcluir
  12. TODO MUNDO PRECISA DE UM LIVRO DESSE #partiu comprar o meu. Mas sério, acho que independe de ser leitor ou escritor/blogger saber se comunicar e expressar é essencial. Amei!

    ResponderExcluir
  13. O nome chama a atenção, porque afinal, todo mundo quer escrever bem, mas não sei se essa coisa do foco ser em jornalistas, me agradaria. Mas fiquei curiosa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Acho uma leitura super válida para quem trabalha com textos, seja de qual classe for.
    Fiquei muito interessada na obra e achei sua resenha bastante interessante.
    Pretendo ler. Mesmo sendo voltado mais para jornalista, como você mesma disse, sempre tem dicas que podemos aproveitar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Este livro é muito bom para todas as pessoas que mexam com a escrita, seja escritor, blogueiro, jornalista e afins. Acho que deve ter dicas úteis e importantes para todos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. legal, deve ser uma ferramenta útil para se aprimorar a escrita...
    nunca tinha ouvido falar dele, mas me pareceu bastante convidativo...
    essa capa tá maravilhosa...
    bjs...

    ResponderExcluir
  17. Sou estudante de letras e muitas vezes me vejo "de mal" do português. Quantas regras! Por outro lado, a junção correta de artigos, verbos, adjetivos e substantivos dão forma à verdadeiras jóias. Gostei da dica e da resenha.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  18. Ótima resenha e apresentação desse livro! Realmente, escrever parece fácil, mas não é. Exige algumas técnicas. Gosto de escrever e não sou formada em letras, porém procuro pesquisar para não cometer muitos erros. Gostei da indicação desse livro, obrigada!
    Beijos,
    Cidália.

    ResponderExcluir
  19. Olá, adorei você ter trazido esse livro para nós, pois enquanto escritores e aspirantes que somos, toda ajuda é válida para melhorar nosso trabalho. Sempre penso que não há uma fórmula para escrever bem, mas não custa nada da um up no talento, quando se tem. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Concordo. Não dá para escrever qualquer coisa, apesar de não ser uma regra, acredito que, em certos momentos, fere alguns princípios éticos. Como alguém que escreve informações falsas para prejudicar outro ou um grupo.
    ‘A importância de dar sentido ao que se fala e se ter um bom português’. Mas o que é ter um bom português?
    Quando vi o título da resenha, logo lembrei de A arte de escrever, de Schopenhauer. Já leu?
    ‘ás vezes, o menos é mais.’ Eu concordo com você.

    ResponderExcluir
  21. Olá linda,

    Vire e mexe sempre estou lendo livros e artigos que falam sobre escrita criativa, como otimizar sua opinião em resenhas e pontos que necessitam de comentários mais longos, como em filmes e séries e esse parece ser bem relevante mesmo sendo indicado para jornalistas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Adorei a dica, o que mais chamou a minha atenção foi a saber que é fácil entender as dicas que são dadas pelo livro!! Realmente escrever bem é uma arte,sempre tenho o maior cuidado com aquilo que postamos no blog.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  23. Ano que vem começo a faculdade de jornalismo, ou seja, preciso desse livro! Sempre gostei de escrever então acredito que isso vem me ajudando a treinar o português.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi,tudo bem?
    Acho válida qualquer dica que melhore nossa escrita, pois escrevemos o tempo todo no dia-a-dia, meso quem não é jornalista ou escritor ou tenha uma profissão similar. Mas pelo visto o livro é muito voltado para um público específico do qual não faço parte. Por isso não leria.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oii,
    O livro parece ser ótimo, mas confesso que tenho um pouco de dificuldade com essas leituras mais técnicas...
    Beijos
    www.geeklegend.com.br

    ResponderExcluir

Postagens populares

Seguidores do Google+