[RESENHA] Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios

20:03



Oi, gente! Tudo bem com vocês? Hoje trago a resenha de um livro que nunca pensei que conseguiria ler por completo ou que até mesmo o resenharia. Por quê? Continuem lendo que logo vão descobrir.

 Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.

O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses. 


  Sabe quando você pega implicância com um livro? Bom, eu peguei com Percy Jackson, tanto que estava fora de cogitação eu lê-lo. Maaaas, eu resolvi dar uma chance, sem compromisso, apenas para ver como era a história e quando dei por mim, já estava na última página do livro e curiosa para saber o que aconteceria no segundo. E agora estou aqui para falar sobre ele, bora conhecer?
 
 Percy Jackson é um adolescente de 12 anos que troca de escola como se troca de roupas, muitas das vezes, ele não chega há durar um ano em uma. Não que ele seja ruim, mas sim, pelo fato de encrencas o perseguirem como um imã.


Apesar disso, o garoto não se chateia com essa situação, até porque, não consegue aprender grandes coisas por conta da sua dislexia e transtorno de déficit de atenção. A única coisa que o deixa para baixo é o fato de a sua adorável mãe ela é um amor mesmo ter um filho tão problemático, além de um marido folgado, o Gabe “cheiroso” apelido irônico que ele deu ao padrasto.
Em uma dessas mudanças, o menino vai parar na Academia Yancy, ao qual ele estava se saindo bem se não fosse pela bendita excursão ao museu de arte em que Nancy Bobofit cai no chafariz depois de irritar o melhor amigo de Percy, Grover.

 
 Qual o problema nisso? Nenhum, mas a garota o culpou, mesmo que ela tenha caído estranhamente lá dentro. E como ele já havia sido alertado de que se metesse em qualquer confusão seria convidado a se retirar do internato, o fato foi o suficiente para a bomba explodir. Mas o pior de tudo não foi isso, mas sim, algo estranho que ocorreu logo depois disso, envolvendo sua professora de matemática, a Sra. Dodds.
É a partir dai e após várias descobertas e perigosas aventuras , que a vida do garoto começa a mudar, o fazendo parar em um tal de acampamento meio-sangue.
 

Meio-sangue é aquele que é filho de um (a) deus (a) com humano (a).

 Nesse acampamento, ele descobre coisas as quais nunca pensou que poderiam ser reais. Como o fato de deuses da Grécia antiga estarem mais vivos do que nunca e que ainda por cima tinham filhos com humanos; Que seu amigo Grover tinha um motivo para andar esquisito e que não só ele, mas Sr. Brunner, seu professor de latim tinham algum envolvimento com isso tudo; E que seres mitológicos podem zanzar por aí, mesmo que ninguém os veja.

Obviamente, ele não acredita nessas coisas de cara, mas com o tempo ele vai se habituando e percebendo que aquele era seu lugar. No entanto, faltava descobrir uma coisa: de que Deus ele seria filho? Sua duvida é sanada logo depois em um evento de caça a bandeira, onde os chalés do acampamento se dividiam e em uma disputa, tentavam capturar a bandeira do oponente. E é nessa competição que um dos deuses mais fortes, o reclama. Um ao qual ninguém esperava. Mas houve um motivo por trás disso, um roubo que envolve esse deus e que se não for solucionado, causará uma guerra que se espalhará não só ao Olimpo, como na Terra.
 
Bom, durante toda a história, muita coisa deu errado pra ele e mesmo eu tendo visto o filme e sabendo das continuações, jurei que o moleque ia morrer. Porque, cara... São tantas criaturas, tanta confusão, que você pensa: Deu, acabou! E eu adoro quando os livros conseguem transmitir esse tipo de sensação, mesmo que se tenha certeza das coisas.

Além disso, tudo é muito bem explicado, não se tem pontas soltas e a escrita é gostosa de se ler. Outro fator positivo, é o fato de que querendo ou não, você acaba aprendendo muito sobre mitologia grega e seus deuses. Coisas as quais não costumamos aprender na escola o que eu acho um desperdício de conteúdo, porque o assunto é mega interessante.

“— Ah, mas você gostou da história, Aline?”

Sim. Eu gostei e recomendaria para quem mais quisesse se aventurar nessa história.
Só tem uma coisa, se você costuma ser exigente e gosta de uma leitura robusta, eu aconselho a passar reto. Porque assim... O livro é narrado por Percy e levando em consideração que é um adolescente de 12 anos, não se pode esperar algo muito elaborado embora pela idade dele, ele não seja tão infantil, não.




Mas enfim... Eu espero que tenham gostado.
Não esqueçam de comentar o que acharam!
Beijos.

You Might Also Like

35 comentários

  1. Olá, Aline. Tudo bem?
    Ainda não li nada do Riordan, acredita? Mas pretendo. Muitos amigos meus dizem, que os livros da série "Percy Jacksos e os Olimpianos" são excelentes. E, entendo quando você mencionou que não é uma escrita muito adulta ou que mudará nossas vidas. Afinal, é escrita e vivida por um garoto ainda jovem, mas que funciona bem ao envolver e fazer o leitor(a) entrar de vez no cenário e vivências dele e de seus amigos. Quero muito conhecer esse livro. Adorei sua resenha!

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá minha linda! Eu ainda não li PJ. Eu confesso que, ainda não li porque eu não gostei muito de HP e acho deve ser parecido, já que quase todo mundo que eu conheço gosta dos dois. Confirma isso?
    Eu só tenho vontade de ler, porque adoro quando os personagens são crianças/adolescentes.

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu nunca tive interesse nem nos filmes de Percy, tenho o livro aqui há anos e nunca me interessei em lê-lo, pois a maioria das resenhas que vejo sobre é falando como não é bom, haha. A sua foi diferente! Parece uma boa leitura pra quem é fã de sagas, como eu. Vamos ver se não dou uma chance pro que tenho aqui em casa, haha

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro esta série do Percy Jackson, tanto que li todos os livros de uma tacada só. Por isso não estranhei quando você disse que quando percebeu estava na última folha... É bem isso o que acontece quando começamos a ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. OIiie!

    Adorei a saga, quando a li anos atrás. Realmente não tem uma leitura muito rebuscada, mas imagino que seja também para atender ao publico mais jovem. Meu irmão, com 12 anos, só quis ler por causa disso hahah

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline tudo bem, apesar de ser o tipo de pessoa que lê todos os gêneros essa série ainda não chamou a minha atenção, questão de afinidade, mas não descarto a possibilidade de um dia enfim conhecer a história, pois gosto de mitologia Grega, sua resenha está ótima, gostei muito da apresentação. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu li os três primeiros livros da série a muuuuitos anos atrás...rsrs
    Não continuei, nem sei bem o motivo... Acho que a correria com as listas de leitura! :(
    Eu super gostei! Me lembro que indiquei pra muita gente na época... Grande abraço!

    www.lendo1bomlivro.com.br
    @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Eu, infelizmente, não li o livro. Porém a um tempo atrás vi o filme e pelo que você comentou eles parecem bem diferentes! Eu até acho o tema interessante, mas ele se perdeu entre a minha (enorme) lista de leitura rs Mas um dia eu chego lá!
    Bjs http://devaneiosdeslocados.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Sou louca para comprar essa série do Percy, mas meus amigos me contaram que a história é igual do Harry! Não sei o que fazer, comprar ou não comprar?
    Bjs: http://my1life2in3books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Mitologia é um assunto que não desperta muito meu interesse, ainda mais se narrado por um adolescente de 12 anos. Alias, não sabia que ele era tão novo, porque eu só vi o filme, que dizem ser muito mal adaptado, e né, o ator está longe de parecer ter doze anos hahaha. Não curto muito livros assim, por isso é uma série que eu não encararia :/

    ResponderExcluir
  11. Oii, eu tenho muita curiosidade de ler a série "Percy Jackson", mas, ao mesmo tempo, acho que os filmes me deixaram com um certo preconceito hahaha. Aí acabei enrolando e não li até hoje.
    Mas adorei sua resenha e vou incluir esse livro na minha meta de leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Aline, tudo bem?

    Eu adorei a sua resenha, ficou muito boa, está de parabéns. Sempre tive curiosidade e uma certa vontade de ler as obras de Rick Riordan, principalmente a série "Percy Jackson" que por sinal deve ser agradável. Os filmes achei razoáveis, mas foram suficientes para me interessar, digo isso pois é voltado mais para o público adolescente e gosto de livros bem trabalhados, detalhados, sem contar que tenha violência, como as ficções históricas e dark fantasy, porém eu quero ler a série e espero fazer algum dia!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline, adorei sua sinceridade na resenha, achei que você foi muito simples em explicar porque leu e gostou.
    Não sou fã de histórias do tipo, uma colaboradora do blog disse que acha a história muito semelhante a Harry Potter, não sei, tenho que ler uma vez.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  14. Oi xará, tudo bem?

    Serio que você implicava com o livro? Ainda bem que deu uma chance! Eu adoro a série, é muito divertida <3
    Mesmo com aquela vontadinha de que nunca acabasse, eu fiquei mto satisfeita com o fim. Tanto que nem pretendo reler pra não ter chance de estragar minha perspectiva sobre.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Eu amo os livros do tio Rick e adoro o Percy e sua turminha. Ainda bem que você curtiu a leitura.
    Até agora li duas series dele e eu não consigo escolher a que gosto mais.
    Preciso ler os outros livros lançados.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  16. Eu também ainda não li essa série, mas eu preciso ler, ainda mais depois de ler essa sua resenha, eu tinha um sentimento parecido com o seu em relação a esses livros, mas agora me senti mais entusiasmada para ler...Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu amo as histórias de PJ e adorei ver a sua opinião sobre a obra, é bom ver o que as pessoas acham sobre livros que gostamos tanto. Sobre a escrita, deve-se levar em consideração o público alvo e a idade do PJ, como você falou.

    ResponderExcluir
  18. Olá ficou muito boa a resenha, eu também ainda não li essa série preciso ler!!

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!
    Que bom que você resolveu dar uma chance ao Percy! Eu simplesmente amo essa coleção. Não tem um livro ruim.
    Realmente tem horas que pensamos, não vai ter como esse cara sobreviver agora, mas ele sempre dá um jeitinho ;)

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?

    Eu gosto dos filmes, mas nunca quis ler. Meu irmão tem os livros, adora, mas não me animo de saber mais sobre a história original. Eu gosto de mitologia, mas prefiro a céltica, as romanas e gregas raramente me fizeram querer ler algo. Que bom que gostou, é bom se ver surpreendido por algo que protelou a dar uma chance, né?

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá Aline!
    Gostei bastante da tua resenha, legal quando passamos por cima de algo como aconteceu com você, que apesar de nunca ter se imaginado lendo o livro, acabou gostando bastante da leitura.
    Eu já li uma trilogia do Riordan - As Crônicas de Kane - e apesar de ser literatura infanto juvenil, eu amei! Eu adoro livros que falam sobre mitologia. Já compre para o meu filho "O ladrão de raios", mas ainda não li.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oiii Aline, tudo bem?
    Esse é um tipo de livro que realmente não em agrada, tenho as edições na estante e estou pensando seriamente em levar para trocar no sebo, mas parabéns pela sua resenha que ficou incrível!
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  23. Olá! Nós humanos somos falhos em implicar com algo que não conhecemos realmente. Mas que bom que você deu uma chance ao livro. Achei bacana você ter falado do autor e do livro sem ser apenas na parte da história. É bom mesmo quando o livro da uma sensação de desespero. Haha' Que bom que não tem pontas soltas e é bem explicado. Eu vi os filmes e gostei, ainda quero ler os livros. Que bom que você gostou e recomenta. Beijos'

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Só pela resenha já notei as diferenças com o filme!
    Tenho o livro aqui mas ainda não consegui parar para ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Adorei sua resenha.
    Acredita que ainda não li esse livro pelo menos motivou que você? Haha
    Não sei, olhei pra ele e não fui com a cara rs
    Fico feliz por você ter gostado. Espero que eu consiga ler também.

    ResponderExcluir
  26. Percy é uma ótima série para iniciar adolescentes e crianças na leitura. Tem o bônus de ser educativo também. Mas eu passei dessa fase. Não me dá vontade de ler :/

    ResponderExcluir
  27. Olá! Cheguei a assistir ao filme, mas como não gostei muito, não me empolguei em ler o livro. Pela sua resenha, o livro parece muito melhor do que eu pensava rsrsrs. Quem sabe agora eu não leia?

    Bj
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bem? Estou com um projeto em andamento para a leitura da série do Percy mas tive um obstáculo enorma pela frente: a comparação com Harry Potter. E infelizmente isso está ENORME da minha menta, o que me dificulta a gostar deles. Vou dar continuidade e quem sabe pela frente eu mude, mas minha opinião e tudo que vi em Ladrão de Raios me deixou bem desanimada. Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?
    Owm que resenha linda, confesso que fiquei super curiosa por essa serie. Assisti os filmes, mas não li nenhum livro ainda e nós sabemos que os livros sempre são melhores que os filmes ( ou quase sempre hehehe) Tenho um amigo que tem o box com a serie completa, vou ver se ele me empresta kkk. Beijos

    ResponderExcluir
  30. Se eu te disser que nunca li essa série tu acredita? Acho que só eu mesmo, haha. Mas nesse ano quero muito ler, os filmes são ótimos e os livros devem ser muito melhores né? Bjs

    ResponderExcluir
  31. Se eu te disser que nunca li essa série tu acredita? Haha, acho que só eu mesmo, mas esse ano pretendo mudar isso, já assisti ao filme e imagino que o livro seja bem melhor. Bjs

    ResponderExcluir
  32. Olá! Tenho curiosidade em ler essa série. Tenho visto muitos comentários positivos.
    Amei sua resenha. Com certeza, será uma das minhas próximas leituras.
    super bjoooooo

    ResponderExcluir
  33. Ler os livros eu não li, fui direto para os filmes e gostei muito dos dois filmes.
    A história eu conheço um pouco de cor, de tanto ter assistido, porém só conheço as duas primeiras histórias da série.
    Dizem por ai que vão lançar um terceiro, nao sei

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    De fato é uma leitura bem juvenil e divertidíssima, pena que algumas pessoas não querem ler por causa disso. Eu cheguei a ler a série inteira e quero muito conhecer as outras do autor, já que curti muito a sua escrita.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Acredita que tenho a coleção aqui, mas nunca li? hahaha
    Não tenho tempo pra iniciar, acho que só vou conseguir ler se colocar em uma meta. Adorei a resenha!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postagens populares

Seguidores do Google+