Como registrar e proteger sua obra com o Safe Creative

21:47



Olá, pessoal!

Hoje estou aqui para dar uma dica aos escritores de plataformas onlines. Tenho certeza que vão adorar, ainda mais se tratando de uma maneira de proteger suas histórias de possíveis plágios.

Que ultimamente a internet evoluiu e muito, disso não temos dúvidas. Mas como no mundo nada é perfeito, essa evolução também nos trouxe insegurança na hora de postar coisas "importantes" na rede. Como, por exemplo: uma história, poemas, contos e etc. Entretanto, existem meios de se preservar disso e por este motivo resolvi criar este passo a passo que favorece não somente aos escritores, mas também aos que querem proteger suas músicas, melodias, artes, ilustrações e até mesmo fotos. Para isso, resolvi criar um passo a passo bem fácil, possível graças ao Safe. Um site gratuito (e dependendo da conta, pago) que nos permite de certa forma registrar o que quisermos, gerando até mesmo um código. Entretanto, para que isso aconteça, basta seguir essas informações:

ETAPA 1

  • PRIMEIRO PASSO:
Entrar no site SafeCreative e clicar no botão onde está escrito "REGISTER OR SIGN IN", onde será criada sua conta. Afinal, sem uma conta, não há como fazer o registro.



  • SEGUNDO PASSO:

Feito isso, a página atualizará. Para continuar, será necessário apertar no botão "CREATE ACCOUNT" (onde indica a seta).



  • TERCEIRO PASSO:

Em seguida, preencha o formulário corretamente para que o registro continue. Assim que esta etapa estiver concluída, escolha o tipo de conta que deseja. Neste caso, optei pela opção "FREE".
Obs.: as partes onde se tem o asterisco são obrigatórias.




  • QUARTO PASSO:

Agora, continuaremos preenchendo o formulário, entretanto é opcional. Terminado, clique na aba que se encontra sessão "DEFAULT LICENSE" para selecionar outro tipo de licença. Visto que a conta escolhida neste caso foi a "FREE".
Obs.: caso isso não seja feito, não será possível continuar.





  • QUINTO PASSO:

Logo, uma aba surgirá e você precisará marcar as melhores opções. Traduzindo as perguntas e pesquisando, percebi que as respostas circuladas como na imagem são as que mais se encaixam no propósito deste passo a passo (caso queira, selecione as que quiser, tendo em mente que isso poderá influenciar a segurança de seu documento).

Por fim, aperte em "CHOOSE THIS LICENCE". Como esperado, você retornará a tela anterior, onde se deve clicar em "NEXT" (localizado no canto inferior direito).
Obs.: o tipo de licença se altera conforme suas opções e que dependendo de sua escolha, algumas selecções não poderão ser feitas.


  • SEXTO PASSO:

Pronto! Sua conta foi criada com sucesso, agora basta entrar no e-mail ao qual você escolheu e confirmar a conta, para que possamos começar o que tanto se deseja.
Obs.: não esqueça de verificar sua caixa de spam e até mesmo a lixeira, possivelmente a resposta do SafeCreative estará lá.




ETAPA 2

  • PRIMEIRO PASSO:

Agora que a conta foi criada e confirmada, retorne a página inicial do SafeCreative e faça seu login. Em seguida, aparecerá esta tela:


Logo, aperte em "REGISTER WORK".

  • SEGUNDO PASSO:

Nesta parte, selecione o tipo de registro que gostaria de fazer. Como este passo a passo foi feito para ajudar escritores, optei pela aba "LITERARY" e por fim, "LITERARY: OTHER". Entretanto, você pode escolher aquele que mais se adéqua a sua necessidade.



  • TERCEIRO PASSO:

Selecionada a opção, basta seguir adiante, apertando em "ADD FILES" (localizada no canto inferior esquerdo).


Feito isso, você deve selecionar o arquivo desejado em seu computador e abri-lo.
Obs.: o aquivo pode ser em docx.


Assim que o documento carregar e aparecer 100%, aperte em "CONTINUE".


  • TERCEIRO PASSO:

Agora, coloque o nome da sua história. Em seguida, opte por seu nome ou um pseudônimo (caso tiver), como indicado na imagem. E por fim, aperte em "NEXT".


  • QUARTO PASSO:

Está é a última etapa de seu registro, para que ele seja concluído basta por sua sinopse e as tags que mais combinam com sua história. Como, por exemplo: se a história for de romance, coloque: romance. Se for, fantasia, ponha "fantasia". Mas não se limite a isso.

Antes de terminarmos, precisamos mudar o tipo de licença. Como fizemos anteriormente. Passa isso clique em "CHANGE".


Como antes, uma tela surgirá. Você deve escolher as opções e apertar em "CHOOSE THIS LICENCE" e em seguida, "FINISH REGISTRATION" (indicado pelo asterisco, no canto inferior direito da tela).


Logo, aparecerá essa tela, confirmando o fim de seu registro:


PRONTO! Agora sua história está devidamente registrada e protegida contra futuros plágios. Servindo como prova em algum caso judicial. Entretanto, existem outros meios de garantir a veracidade de sua obra. Você também pode imprimi-la e enviar para você mesmo pelos correios, e quando recebê-la, não abri-la. Ou então, enviar um e-mail para si contendo o documento em questão. E claro, registrar sua história ou o que for, na Biblioteca Nacional. Enfim, são várias possibilidades.

Bom, eu espero de coração ter ajudado e que possam ter entendido este passo a passo. Se esta postagem lhe foi útil ou se ainda tem alguma dúvida, comentem esta postagem.

Beijos e até a próxima!

OBSERVAÇÃO:
Este tipo de registro é válido no Brasil devido a Convenção de Berna, indicado no próprio site do Safe Creative.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Muito bom! Eu adorei o tutorial, com certeza vai ajudar muitos novos escritores. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! E vamos torcer que isso os ajude sim :)

      Excluir
    2. Valeu! Não sabia sobre a convenção de Berna.

      Excluir
  2. Parabéns pelo post, já conheci o site tem um tempinho e registro músicas nele, vi em alguns sites estrangeiros que é confiável e tal... Mas nunca tinha achado uma matéria em pt-br sobre o safe creative, aposto que ajudará bastante gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente por isso que criei essa postagem. Conheci o site e soube sobre suas garantias, mas não encontrei e lugar nenhum algo relacionado a isso, não em pt-br. Espero mesmo que possa ajudar e obrigada por ser comentário!

      Excluir
  3. adorei esse port, ainda mais por saber que o registro feito no Safe Creative é válido no Brasil, isso que mais queria saber.

    ResponderExcluir
  4. Aline, ainda não consegui registrar a obra, fiz a conta, tudo certo, mas não registra a obra, minha conta é free

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, basta seguir o passo a passo corretamente. Eu testei duas vezes, com duas contas antes de postar aqui no blog e ambos funcionaram normalmente. A não ser que o site tenha mudado algo.

      Desculpe a demora.

      Excluir
  5. Muito obrigado. O site é bem organizado e escrito. Nota 10!

    ResponderExcluir
  6. Um documento salvo dessa forma é visto da mesma forma por produtoras? No meu caso, eu desejo fazer registro de um argumento de cinema, vai ter alguma diferença entre um documento salvo dessa forma e um com registro feito através da biblioteca nacional? Em caso de luta por direitos autorais, o processo é o mesmo? Sei que podem parecer perguntas idiotas, mas não quero cometer nenhum erro na escolha que eu tomar, desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Seguidores do Google+